Como Cuidar de Cabelos Descoloridos

Quando o cabelo sofre a descoloração, ele acaba rainbow-hair-1perdendo nutrientes importantes que precisam ser recolocados para que o cabelo não fique com aspecto ressecado, com frizz, pontas duplas, sofrendo quebras, ficando elástico e etc.
Porém, cuidados não devem realizados apenas quando se descolore por inteiro ou quando vai descolorir mais de uma vez. Os cuidados devem ser feitos sempre, mas quando faz descoloração isso se torna mais que necessário. Até quando se faz luzes (que também é descoloração) deve ter essas reposições, fazer uma hidratação por mês não adianta.

São três processos de cuidados, três etapas de reposições de nutrientes de igual importância:

  • Hidratação: é a reposição de água no cabelo. Procure por produtos que contenham vitaminas, extratos, panthenol, glicerina, aloe vera, álcool modificado (cetyl alcohol, cetearyl alcohol) e outros;
  • Nutrição: é responsável pela reposição de óleos. Por exemplo: óleo de coco, azeite, óleo de argan, manteiga de karité, ceramidas e outros;
  • Reconstrução: é a etapa que compõe a reposição de massa. Os componentes são: queratina, colágeno, creatina, mel e etc.
    Porém, a reconstrução não deve ser feita em excesso.

Como eu cuido do meu cabelo

Logo que faço a descoloração lavo meu cabelo com shampoo e passo cremes que Meu Cabelocontenham colágeno, queratina, glicerina e óleos.
Sempre vou cuidando bastante, com pouco intervalo, até perceber que ele está se recuperando, aí vou espaçando, mas nunca deixo intervalos grandes sem hidratações, nutrições e reconstruções. Lembrando que a hidratação deve ser feita mais vezes que a nutrição e a nutrição mais que a reconstrução.
Também realizo a umectação, que nada mais é que passar óleo vegetal 100% puro (azeite extra virgem, óleo de amêndoas, óleo de coco e outros) no comprimento do cabelo. É para ficar bem oleoso, mas não pingando, por isso passo uma ou duas horas antes de lavar o cabelo.
Existe a possibilidade de realizar o cronograma capilar (cronograma que estabelece quais dias fazer qual etapa dos cuidados). Mas como conheço bem meu cabelo apenas analiso a cada etapa.

Entretanto, não esqueçam que os cuidados vão além disso, é importante não lavar o cabelo com água muito quente, ter cautela na hora de escová-los, cortar as pontas a cada três meses em média, usar apenas produtos que não contenham petrolatos (óleo mineral, parafina líquida e outras) e por aí vai.

Advertisements

4 thoughts on “Como Cuidar de Cabelos Descoloridos

    • Sim, pois abre as cutículas dos fios, isso os deixa embaraçados e faz com que perca nutrientes com mais facilidade. Fora que resseca também. E se o cabelo for colorido desbota bastante a cor. Claro que no frio não dá pra lavar com água gelada, mas ao mínimo morna pra ter menos danos.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s